sábado, 1 de janeiro de 2011

Momento histórico: posse da Dilma


Chegamos em 2011!!

Na minha infância ouvia os mais velhos dizerem que o mundo iria acabar no ano 2000.

Na minha ingenuidade de criança ficava fazendo as contas e chegava à conclusão que o mundo acabaria quando eu tivesse apenas 39 anos de idade.

Me sentia perdida, não me imaginava deixando de viver como tantos da minha família: meu avô paterno tinha mais de 86 anos quando faleceu, minhas avós já tinham passado dos setenta.

Porque a vida para mim acabaria tão cedo eu pensava.

Fui crescendo e com a maturidade comprovei que isso era apenas uma das muitas previsões que atravessavam a História e não tinha fundamento científico algum.

Realmente o mundo pode acabar um dia, inclusive pelas nossas próprias mãos.

Assistia os filmes de ficção científica e quando se falava em 2001, 2006, 2010, 2020, etc, parecia que essas data nunca chegariam pois o mumdo teria terminado.

E hoje estou aqui, dia primeiro de janeiro de 2011 e o mundo não acabou, que bom! Eu vou completar em abril 50 anos de idade, isso mesmo meio século de vida! Que coisa boa!

Vivi tantas mudanças, tantas coisas boas, algumas coisas ruins, perdi amigos, familiares, ganhei amigos, a família cresceu muito. Eu tenho tantos sobrinhos que não consigo realmente contar e saber as datas de aniversários de todos, tenho sobrinhos-netos e até sobrinho-bisneto.

Que bom chegar a 2011 e poder hoje viver um momento histórico inesquecível: a posse de uma mulher na presidência do meu país. Isso era impensável na minha infância: mulheres eram discriminadas (ainda são em algumas situações), não exerciam cargos políticos.

Não passava pela cabeça das crianças da minha geração, vivendo no país da ditadura militar (nem sabíamos o que era isso por conta da censura) que um dia poderíamos escolher uma mulher para governar o nosso país.

E que essa mulher receberia a faixa presidencial de um um homem que ajudou a construir a história da redemocratização desse país: um retirante nordestino, um lider sindical que se tornou o primeiro operário presidente desse pais.

Devemos nos orgulhar muito desse momento.

Boa sorte, Presidente Dilma! Obrigada, Presidente Lula!

Tenho esperança de que o meu país vai continuar crescendo e o povo vai ter muito orgulho de ter sido governado por uma mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário